Você está utilizando um navegado desatualizado. Atualize seu navegador para melhorar sua experiência.

Avançar para conteúdos

Papai Noel na chaminé: de onde vem essa história?

26.12.2019

Quando o assunto é natal, nos vem uma decoração muito característica em mente: árvore, guirlanda, pisca-pisca, papai noel na chaminé, renas, trenós, presépio, meias… São muitos acessórios!

Em um artigo anterior, nós já conversamos sobre os símbolos natalinos e seus significados, mas e a história do papai noel descendo pela chaminé, de onde vem? É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Se você, assim como muitas outras pessoas, tem curiosidade em saber o que a chaminé e as meias representam, continue a leitura para conferir.

Qual o significado do Papai Noel na chaminé?

Se você acompanha nosso blog deve ter lido o conteúdo que fizemos para contar a verdadeira história do Papai Noel, originada a partir de São Nicolau, que foi beatificado pelas tantas bondades que fizera nos anos de 207 até o dia de seu falecimento, em 06 de dezembro de 343.

São Nicolau ficou conhecido por sua generosidade em ajudar o próximo. Nascido em uma família rica, o bispo nunca negou nenhum tipo de colaboração para aqueles que mais necessitavam. Na realidade, ele fazia por vontade própria, guiado pela humildade que reinava em seu coração.

A chaminé, segundo a história, tem relação com essa forte empatia do Papai Noel. Era através dela que Nicolau depositava saquinhos com moedas de ouro para as famílias pobres.

Outra curiosidade é que esses pequenos sacos representam as meias que utilizamos, hoje, para enfeitar a lareira de natal ou para encher de doces e entregar às crianças. Você sabia disso?

Contam por aí que, na Turquia, onde São Nicolau morava, havia um pai que cuidava de 3 filhas. Quando chegou o momento delas se casarem, o homem não tinha nada para oferecer à família do noivo como dote.

No final da noite, quando todos estavam dormindo, o bispo foi até essa casa e lançou 3 saquinhos de moedas pela chaminé. E daí que a apareceu a ideia de usar 3 meias penduradas na decoração natalina.

A verdade é que tudo que está relacionado ao natal tem um significado que vai muito além da questão estética. Nada surgiu e começou a ser usado repentinamente. E é exatamente isso que faz com que essa data seja repleta de magia, amor, prosperidade e renovação.

Aprenda a criar meias personalizadas para sua decoração

Que tal chamar a criançada para montar uma decoração de natal completa, com todos os itens que representam essa época tão bonita?

Com poucos materiais, é possível fazer meias super divertidas para pendurar pela casa. Dá uma olhada no que você vai precisar:

  • Botões com cores que remetam ao natal (exemplo: verde, vermelho, branco);
  • Folha EVA nos tons vermelho, branco e verde;
  • Fita ou laço vermelho;
  • Cola quente;
  • Palito de churrasco;
  • Tesoura para recortar.

Agora é hora de colocar as mãos na massa!

Desenhe um molde de uma meia no EVA e faça dois recortes. Cole eles dois, deixando a parte superior da meia aberta e a debaixo, fechada. Ao terminar, espere a cola secar.

Quando o produto estiver seco, utilize os botões para fazer a decoração. Esse é o momento de deixar a imaginação fluir e colocar suas ideias criativas em prática.

Fixe os botões, use cola glitter de diferentes cores, adesivos com temas natalinos, flores vermelhas com dourado, se preferir. Amarre as fitas ou laço, enfim. Você que decide. O importante é fazer com que o acessório fique com a cara do natal.

Para finalizar, cole o palito de churrasco no lado de trás da meia. Ele será o suporte para mantê-la firme e não desmanchar.

Coloque uma surpresa dentro da sua meia personalizada

Já pensou em tornar a experiência da produção da meia ainda mais divertida? Que tal esconder uma cartinha do Papai Noel dentro dela e deixar que as crianças da sua casa a encontrem?

No site do Elfi Santa você pode criar cartas e vídeos personalizados para surpreender e alegrar a garotada. É possível acrescentar fotos, nome dos pequenos e o que mais quiser. O resultado é incrível e muito original. Temos certeza que eles ficarão super felizes.

Aliás, não é todo dia que recebemos uma mensagem do Papai Noel, não é? Imagina que legal poder contar aos amiguinhos da escola que o bom velhinho barbudo, lá de longe, mandou uma carta assinada, diretamente para eles?

E aí, o que achou desse post? Para conferir outros conteúdos com temas relacionados, você já sabe, é só continuar acompanhando nosso blog, pois toda semana publicamos um artigo novinho, repleto de curiosidades sobre o Papai Noel, sua história, os símbolos e a celebração de Natal em si.

Até a próxima! 

Criar mensagem
Leve alegria
Este website utiliza Cookies. Mais›. O uso deste site constitui um acordo quanto ao registro ou uso. Para alterar as preferência de cookies, mude as configurações do seu navegador.
Inscreva-se para receber um desconto na Elfi
Endereço de e-mail incorreto
Ops! Seu endereço de e-mail já consta em nosso banco de dados.
Desculpe, ocorreu um erro.
Copie o resultado: 5 + 7
Newsletter Ao assinar, você concorda em receber nossa newsletter com ofertas de desconto.

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento – basta clicar no link em nossos e-mails ou remover a seleção nas suas configurações de conta. Ver nossa página de Termos & Condições para maiores informações.
Coloque este código no carrinho de compras para usar o desconto