Você está utilizando um navegado desatualizado. Atualize seu navegador para melhorar sua experiência.

Avançar para conteúdos

Natal na Alemanha: como é conhecido o Papai Noel?

08.01.2020

O Papai Noel é uma das figuras mais conhecidas no mundo, mas sua aparência, seu nome e sua história variam de país para país. Você sabe, por exemplo, como é conhecido o Papai Noel na Alemanha?

Com a Elfi Santa você vai descobrir esta e outras curiosidades sobre o Natal no mundo todo! No post de hoje, o foco é a festa alemã. Um dos fatos mais interessantes é que, dependendo da região, o Papai Noel não é quem entrega os presentes para as crianças. Curioso, não?

A comemoração do Natal alemão começa muito antes do dia 24 de dezembro - quatro semanas, exatamente. A preparação é conhecida como Weihnachtzeit ou período de Natal. Além disso, a festa dura dois dias, pois o dia 26 também é feriado no país.

Já entendemos que os alemães amam o Natal, não é? Acompanhe a leitura e saiba mais sobre as tradições dessa época!

Como é conhecido o Papai Noel na Alemanha?

Na Alemanha, o Papai Noel é chamado de Weihnachtsmann, o que significa, literalmente, homem do Natal. O bom velhinho também pode ser chamado de Nikolaus, em referência a São Nicolau - Nikolaustag, em alemão.

São Nicolau foi um bispo turco muito conhecido por sua generosidade, principalmente com as crianças. Sua história é relembrada pelos alemães no dia de sua morte, em 06 de dezembro. O santo é o precursor do Papai Noel como o conhecemos hoje.

Leia mais: São Nicolau ou Papai Noel? Conheça a verdadeira história!

As tradições que envolvem o Papai Noel variam por região na Alemanha, assim como em toda a Europa, dependendo de contextos religiosos e históricos. Saiba mais, a seguir.

Papai Noel na Alemanha: conheça as tradições

A figura do Papai Noel na Alemanha é conhecida por causa da influência americana, mas há variações em sua função na festa natalina. Em alguns lugares, ele é o responsável por presentear as crianças - como em grande parte do mundo -, mas, em outros, a história é diferente.

Em algumas regiões, quem entrega os presentes de Natal é a figura de Jesus enquanto criança, chamado de Christkind. Com a aparência de um anjo, Jesus recompensaria as crianças que tiveram um bom comportamento durante o ano todo com os presentes.

Na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro, os pequenos aguardam ansiosos a visita do espírito do Christkind, que anuncia sua chegada com um sino chamado de Christkindlglöckchen. Além de deixar as lembranças debaixo da árvore, ele também abençoa as casas e as famílias.

Neste momento, as crianças precisam exercitar a paciência e esperar até a manhã do dia 25 para abrir os presentes. Para envolver ainda mais os pequenos na história, concursos são realizados em todo o país nos quais as meninas se vestem como Christkind.

Leia mais: O Natal na Alemanha: curiosidades e tradições alemãs

Outra versão da tradição de receber presentes envolve São Nicolau. Em algumas regiões da Alemanha é ele quem pergunta sobre o comportamento das crianças e as recompensa (ou não) na véspera de Natal.

Em outros lugares, as famílias aguardam o santo em seu dia (06 de dezembro). Na noite anterior, as crianças deixam meias e botas - que precisam estar limpas e lustradas - em frente à porta de casa à espera de doces e outras guloseimas.

O Nicolau de chocolate, conhecido como Lebkuchen, é um dos doces mais famosos nessa época. Em alguns mercados de Natal e centros comerciais, pessoas vestidas como o personagem entregam docinhos e amêndoas para as crianças.

Krampus: o ajudante mau de São Nicolau

krampus e são nicolau

Quando as crianças não se comportam bem, apenas deixam de ganhar presentes? Nada disso: na Alemanha existe uma espécie de castigo! nos sapatos, em vez de doce, elas encontram galhos de árvores deixados pelo temido Krampus, o “ajudante do mal” de São Nicolau.

A figura do Krampus é assustadora, geralmente representada como um monstro que carrega um saco para colocar as crianças mal criadas. Os alemães costumam se fantasiar como ele para assustar os pequenos nas ruas. Há, inclusive, uma corrida de pessoas vestidas como o personagem em Munique - tudo para manter a tradição.

O nome Krampus tem origem alemã, derivado da palavra krampen, que significa "garra". Além da Alemanha, países como Áustria, Hungria e Eslovênia possuem a Krampusnacht, a noite anterior ao Dia de São Nicolau, quando Krampus chega para buscar as crianças.

Apesar de colocar medo nas crianças, a lenda de Krampus e São Nicolau serve para que elas obedeçam seus pais durante o ano e cria ainda mais expectativas para o Natal, uma das festas mais aguardadas por todos.

Essa tradição existe em seu país? Conta pra gente! A Elfi Santa quer conhecer essa cultura tão rica e fazer o seu Natal ainda mais mágico e especial.

Criar mensagem
Leve alegria
Este website utiliza Cookies. Mais›. O uso deste site constitui um acordo quanto ao registro ou uso. Para alterar as preferência de cookies, mude as configurações do seu navegador.
Inscreva-se para receber um desconto na Elfi
Endereço de e-mail incorreto
Ops! Seu endereço de e-mail já consta em nosso banco de dados.
Desculpe, ocorreu um erro.
Copie o resultado: 7 + 5
Newsletter Ao assinar, você concorda em receber nossa newsletter com ofertas de desconto.

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento – basta clicar no link em nossos e-mails ou remover a seleção nas suas configurações de conta. Ver nossa página de Termos & Condições para maiores informações.
Coloque este código no carrinho de compras para usar o desconto