Você está utilizando um navegado desatualizado. Atualize seu navegador para melhorar sua experiência.

Avançar para conteúdos

Como será o Natal na Alemanha?

01.09.2019

O Natal na Alemanha é curtido ainda bem antes do dia 25

Vídeo do Papai Noel  * Carta do Papai Noel

Uma Árvore de Natal colocada no meio da sala brilha com luzes coloridas e cria uma atmosfera mágica na casa. A noite torna este momento especial. De tempos em tempos as crianças alegres olham a árvore decorada impacientemente. Em poucas horas, presentes encontrarão seus lugares embaixo dela, algo pelo qual as crianças esperaram por todo o ano. Quando você olha a Árvore de Natal de perto, você pode ver as decorações brilhosas e às vezes pintadas à mão, correntes de papéis coloridos, cabelos de anjos e doces em embalagens coloridas. Vamos olhar os enfeites mais de perto. Tem uma rena com um brilho dourado e de nariz vermelho pendurada no topo e um alegre boneco de neve com uma touca congelada pendurado logo abaixo. À direita, um Papai Noel gordinho carregando um saco de presentes nas costas e saindo de uma chaminé. Mas espera um pouco, que bola de Natal esquisita é essa ali atrás? Isso não é um... pepino?

Algumas pessoas dizem que a história toda é inventada. Os alemães realmente penduram uma bola de Natal no formato de pepino chamada Weihnachtsgurke na Árvore de Natal? E se fazem, para quê?

Segundo uma lenda americana, John Lower, um soldado americano nascido na Baviera, foi capturado durante a Guerra Civil. Um dia, quando ficou muito doente, pediu ao guarda um pepino em conserva. O soldado se recuperou logo depois de comê-lo. Diz-se que, para comemorar esse evento, os alemães penduraram um pepino em sua árvore de Natal - um símbolo de saúde e sucesso.

A primeira pessoa a encontrar um pepino pendurado na árvore de Natal no dia 24 de dezembro - e não é fácil, porque o pepino, que é verde, mistura-se perfeitamente com o fundo - recebe um presente extra. Encontrar o pepino é um presságio de felicidade e sucesso no próximo ano.

Que mais sabemos sobre o simbolismo das decorações das Árvores de Natal nos lares alemães? Diz-se que as nozes embrulhadas em papel de alumínio trazem prosperidade e força; as correntes de papel reforçam os laços familiares; as Luzes das árvores de Natal são o símbolo da luz que nos protege do mal e da escuridão; os sinos trazem alegria e boas notícias e a Estrela de Natal que coroa o topo da árvore - por vezes substituída por uma bonita flor vermelha - ajuda os entes queridos a chegar em casa a tempo e mostra-lhes o caminho. As decorações tradicionais também incluem bonecos de madeira, bonecos de Natal feitos à mão, que no passado, devido aos elevados preços dos corantes, só podiam ser pagos pelos cidadãos mais ricos. Weihnachtsengel - o Anjo de Natal - é, sem dúvida, o penduricalho favorito e mais frequentemente escolhido na Alemanha. Estima-se que não menos de 50% das famílias colocam presépios de Natal e que a maioria das crianças tende a escrever cartas ao Papai Noel.

Vamos voltar um pouco tempo, para antes do 24 de dezembro. Para ser mais preciso, quatro semanas antes do Natal. A neve cria uma atmosfera festiva e contrasta com o calor da madeira queimando na lareira. Na manhã nevada de sábado, as crianças tomam o café da manhã e correm para a frente da casa para fazer um boneco de neve. À noite, os pais lhes presentearão com um Calendário do Advento, que eles usarão para contar os dias até 24 de dezembro. Esta tradição foi iniciada pelos luteranos no século XVI. Cada janela do calendário contém um chocolate em forma festiva diferente. Às vezes encontramos o rosto sorridente de um Papai Noel, outras vezes encontramos um sino decorativo ou uma vela decorada. Em muitas casas, os pais fazem seus próprios calendários, às vezes com um pouco de ajuda de seus filhos. Em algumas regiões, o calendário é substituído por uma coroa de flores festiva decorada com quatro velas. Todos os domingos, durante quatro semanas, acende-se mais uma vela. A base da coroa é geralmente feita de flores secas e cones de abeto (Pinha de Natal). Outros, por outro lado, apenas colocam uma coroa de flores com velas na mesa de Natal.

Se acha que na Alemanha os presentes são trazidos pelo Papai Noel, está enganado. Embora na noite anterior a 6 de dezembro as crianças coloquem sapatos polidos em frente à sua casa, onde encontrarão pequenos presentes deixados pelo Papai Noel de manhã, não será ele quem irá visitar as crianças nas suas casas na noite de 24 de dezembro. Christkind, literalmente o "bebê Jesus" com a aparência de um pequeno anjo, vai verificar se as crianças foram boas e merecem uma recompensa. Mas como sabemos que esse presente nos foi dado? Crianças e adultos sentados na mesa de Natal ouvem atentamente o som de um sininho chamado Christkindlglöckchen, usado pelo Christkind quando deixa presentes debaixo da árvore de Natal. Na Alemanha, muitas vezes são organizados concursos em que as meninas se vestem como esta personagem.

Em geral, os pratos que encontramos na mesa de Natal nos lares alemães são semelhantes aos preparados em outros países europeus, e é por isso que vamos concentrar-nos nas iguarias que são específicas da Alemanha. Lebkuchen, um bolo de gengibre, cheio de mel, especiarias e frutos secos é semelhante ao nosso Pão de Mel. Os adultos bebem Glühwein, vinho quente ou Feuerzangenbowle, que é vinho quente com rum. Kerststol (também conhecido como Christstollen) significa literalmente "pão de Natal" - uma pastelaria tradicional de Dresden que pode ser encontrada em quase todas as mesas alemãs.

O Natal na Alemanha não se trata apenas de encontros familiares, mas também de eventos organizados pelas cidades grandes ou pequenas. Weihnachtsmärkte - Os Mercados de Natal acontecem em todas elas. Quanto menor for o mercado, mais produtos regionais serão vendidos. Estima-se que vários milhares desses mercados estejam abertos em toda a Alemanha nesse dia. Embora o Papai Noel não seja o único que deixa presentes debaixo da árvore de Natal, é também um dia incrivelmente ocupado para ele. Podemos encontrá-lo em todos os supermercados, centros comerciais, parques infantis. Isso não é magia verdadeira

Papai Noel também vai aparecer na cidade na companhia de Krampus, o diabo, que dá uma lição às crianças levadas. Normalmente, os homens vestidos de Krampus percorrem as ruas. Seus rostos estão escondidos atrás de máscaras assustadoras e seus ombros estão decorados com trajes sombrios.

Outro feriado é Epiphany ou Das Dreikönigsfest (Epifania ou Festa de Reis). As crianças vão de casa em casa como cantores de cânticos natalinos. Por esta razão, eles são muitas vezes chamados de Sternsinger, das palavras der Stern - a estrela, e der Sänger - o cantor.

A televisão alemã transmite o filme Die Feuerzangenbowle (A Taça do Ponche), de 1944, sobre as divertidas aventuras escolares de três homens idosos que partilham as suas memórias. Drei Haselnüsse für Aschenbrödel, que pode ser traduzido para "Três Desejos para a Cinderela", é outro filme de Natal essencial, com um enredo referente ao conto de fadas de Andersen "Cinderela".

 

Se você quer saber o que o Papai Noel faz na Alemanha, visite-o em Pinterest:

https://pinterest.com/elfisantamagic

Criar mensagem
Leve alegria
Este website utiliza Cookies. Mais›. O uso deste site constitui um acordo quanto ao registro ou uso. Para alterar as preferência de cookies, mude as configurações do seu navegador.
Inscreva-se para receber um desconto na Elfi
Endereço de e-mail incorreto
Ops! Seu endereço de e-mail já consta em nosso banco de dados.
Desculpe, ocorreu um erro.
Copie o resultado: 5 + 5
Newsletter Ao assinar, você concorda em receber nossa newsletter com ofertas de desconto.

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento – basta clicar no link em nossos e-mails ou remover a seleção nas suas configurações de conta. Ver nossa página de Termos & Condições para maiores informações.
Coloque este código no carrinho de compras para usar o desconto