Você está utilizando um navegado desatualizado. Atualize seu navegador para melhorar sua experiência.

Avançar para conteúdos

Como o Natal é comemorado em outros países?

03.09.2019

natal diferente

Sua família tem muitas tradições de Natal? Aqui no Brasil, normalmente, nossas comemorações natalinas envolvem bastante comida, presentes, decorações, momentos de reflexão e em família.

Isso acontece há tanto tempo por aqui que, provavelmente, muitas pessoas nunca tiveram a chance de conhecer outras formas de celebrar essa data.

No entanto, as tradições natalinas ao redor do mundo são variadas e, em alguns casos, até nos parecem familiares. Que tal descobrir um pouco mais sobre as formas como o Natal é comemorado em outros países? Vamos passar por alguns deles? O Elfi te leva para essa viagem!

Afinal, como o Natal é comemorado em outros países?

Por ser uma celebração com fundamentos religiosos, o Natal, como conhecemos, passa por diversas ramificações em países ao redor do mundo. Em alguns deles, as comemorações sequer envolvem o cristianismo.

Nós também incorporamos costumes de outras nações as nossas festas, isso é muito comum e saudável. Aliás, o espírito natalino pode aparecer de diferentes maneiras, em diversos lugares.

Para iniciar nosso tour, vamos começar pelos países que possuem comemorações semelhantes com as nossas, ou que nos influenciaram a criar nossa própria cultura natalina:

Estados Unidos

decoração de natal Estados Unidos

A primeira grande diferença entre a festa brasileira e americana é que, pra nós, o natal começa na véspera. Muitas famílias, inclusive, fazem a ceia na passagem do dia 24 para o dia 25.

Nos Estados Unidos, no entanto, o dia 24 é apenas um dia normal. Sem burburinhos de comemoração, nem ceias a meia noite. Lá, é no dia 25 de manhã que a magia acontece.

Assim como assistimos nos filmes natalinos, na manhã do dia 25, as crianças estadunidenses correm para a lareira para conferir a grande meia pendurada, pois é nela que o Papai Noel deixa os brinquedos.

Além disso, enquanto aqui compramos e decoramos árvores artificiais para enfeitar a sala, nos EUA os pinheiros utilizados são de verdade, muitas vezes cultivados apenas para essa função.

Eles também têm o hábito de bordar suéteres com temas natalinos para usar no almoço ou jantar de Natal. Uma semelhança que temos, é a decoração com luzes.

Vamos combinar que… Eles capricham mais que a gente! É por isso que possuem o Natal mais iluminado do mundo, porém, aqui também fazemos bonito, não é mesmo? As ruas ficam brilhantes e os corações também.

Na grande maioria das vezes, fazemos o possível aqui no Brasil (e tentamos o impossível) para termos pelo menos um ar condicionado para nos refrescar no Natal. Afinal, nós nos arrumamos para ficar - fazendo nada - na sala, mas não queremos derreter. Certo?

Nos Estados Unidos, a realidade dessa época do ano é bem diferente. O inverno é rigoroso e, muitas vezes, acontece o que chamam de White Christmas, o inverno branco, repleto de neve.

Austrália

natal na praia

O Natal australiano é bem quente, assim como o nosso. Por causa disso, por lá as reuniões natalinas, normalmente, são feitas ao ar livre, em praias ou parques. Aí está uma tradição que poderíamos adotar, não é mesmo?

Na Austrália, assim como nos EUA, é muito comum encontrar corais cantando pelos bairros. Mas os shows enormes e grandes festivais também marcam presença.

A troca de presentes é um pouquinho diferente, pois o Papai Noel usa shorts. Engraçado imaginar o bom velhinho de bermudas, não? Por aqui, os nossos, tadinhos... Estão sempre com roupas pesadas. Apostamos que iam adorar a ideia do shorts!

E os países com tradições muito diferentes, quais são?

Estados Unidos e Austrália possuem festas que nos soam familiares. Vamos descobrir agora alguns lugares que têm hábitos natalinos que você nunca imaginou.

Espanha

Boa parte do Natal espanhol é parecido com o nosso. O presépio, as luzes, o clima de festa e de recomeços. Entretanto, no dia 25 de dezembro as crianças não ganham presentes.

Isso mesmo, o Papai Noel não passa na Espanha no dia de Natal. Mas existe uma explicação: quem entrega os presentes no país não é o Papai Noel e sim os Três Reis Magos. Sendo assim, os agrados são recebidos apenas no dia 6 de Janeiro.

A cidade de Barcelona tem uma cultura mais específica, que é muito interessante. Desde meados do século XVIII, nessa época do ano, são confeccionados bonecos de celebridades fazendo cocô. Para eles, essas figuras são símbolos de prosperidade, esperança e bom humor. Temos até representantes brasileiros na festa, como o ex jogador de futebol Ronaldo Fenômeno.

Inglaterra

natal da inglatera no frio

O Natal Inglês é extremamente frio, assim como em muitos outros países. Por isso, é comum observamos aquela famigerada cena: grandes lareiras, comidinhas sendo servidas, muitos agasalhos, famílias reunidas, bebidas quentes e neve na janela.

No entanto, além de tudo isso, uma outra tradição pode ser muito perturbadora (principalmente para nós, que vivemos em um país tropical): acontece mais especificamente na cidade de Brighton, na costa Sul da Inglaterra.

Lá, com temperaturas de -5º em média, no dia de Natal muita gente se aventura pulando ondas no mar com águas congelantes.

Para aumentar ainda mais a dificuldade, eles usam apenas um gorro parecido com o do Papai Noel e roupas de banho. E aí, você se arriscaria?

Top 5 países com tradições incomuns:

presentes de natal

  • Venezuela: em Caracas, na Venezuela, muita gente vai à igreja no Natal. Mas a tradição é ir de Patins!
  • Ucrânia: os Ucranianos decoram suas árvores de Natal com aranhas e teias artificiais.
  • Estônia: Na Estônia, as pessoas costumam iniciar suas comemorações natalinas indo à sauna nudista com amigos e familiares.
  • Irlanda: os Irlandeses deixam frutas, tortinhas de carne e cerveja para o Papai Noel.
  • Letônia: No lugar de ganharem um presente de Natal, as crianças da Letônia ganham 12! Os agrados começam a chegar semanas antes da data comemorativa.
    Haja criatividade para surpreender em cada um!

E aí, gostou do post? Que tal conferir muitas outras curiosidades sobre o Natal aqui em nosso blog? Aproveite para acessar nosso site e encontrar presentes incríveis para tornar o natal da sua família ainda mais especial.

Criar mensagem
Leve alegria
Este website utiliza Cookies. Mais›. O uso deste site constitui um acordo quanto ao registro ou uso. Para alterar as preferência de cookies, mude as configurações do seu navegador.
Inscreva-se para receber um desconto na Elfi
Endereço de e-mail incorreto
Ops! Seu endereço de e-mail já consta em nosso banco de dados.
Desculpe, ocorreu um erro.
Copie o resultado: 8 + 9
Newsletter Ao assinar, você concorda em receber nossa newsletter com ofertas de desconto.

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento – basta clicar no link em nossos e-mails ou remover a seleção nas suas configurações de conta. Ver nossa página de Termos & Condições para maiores informações.
Coloque este código no carrinho de compras para usar o desconto