Você está utilizando um navegado desatualizado. Atualize seu navegador para melhorar sua experiência.

Avançar para conteúdos

São Nicolau ou Papai Noel? Conheça a verdadeira história!

17.12.2019

Roupas vermelhas, saco de presentes, botas e cinto preto, barba branca e comprida, gordinho e uma risada única, que todos conseguem identificar de longe… Essa é a figura do querido Papai Noel. Mas será que ele sempre foi assim? E São Nicolau, quando entra nessa história?

O surgimento do bom velhinho barbudo tem mais curiosidades do que imaginamos. No post de hoje, você vai conhecer a verdadeira origem do Papai Noel e entender de onde vem suas características tão generosas.

Continue a leitura para conferir!

A história de São Nicolau

Com certeza você já ouviu falar sobre São Nicolau, afinal, a figura do Papai Noel foi inspirada nele. Mas, na verdade, a aparência física da personagem não é exatamente como a de Nicolau. Essa foi uma criação da sociedade.

São Nicolau, para você saber, nasceu na cidade de Patara, localizada na Turquia, por volta dos anos 270 (isso é o que a história nos deixa de mais afirmativo sobre seu surgimento). Desde cedo, Nicolau já demonstrava um forte apego por questões religiosas.

Quando maior, decidiu se mudar para Mira, região mais calma e discreta, também na Turquia, e a partir daí decidiu seguir a palavra de Deus - mais precisamente no século IV.

São Nicolau ficou grandemente conhecido e foi beatificado pelas caridades que fazia aos mais necessitados. Um de seus feitos mais comentados, é o pagamento do dote de três filhas de um casal muito pobre.

Crescido em uma família rica que lhe deixou uma boa fortuna, as pessoas ficavam admiradas com a generosidade do homem, que depositava saquinhos com moedas de ouro nas casas dos que mais precisavam de ajuda.

No entanto, há quem diz que seu consentimento como bispo só se deu no século IX, após sua morte, em 6 de dezembro de 343. Não se sabe, exatamente, se essa informação é verídica. A verdade é que todos o reconheciam por seu grande coração e bondade.

Outro ponto interessante sobre ele, é que a data de 06 de dezembro ficou marcada como o dia de São Nicolau e, por isso, muitas pessoas montam as árvores de natal justamente nessa época.

Como surgiu o Papai Noel a partir de São Nicolau?

como surgiu o papai noel

A imagem do Papai Noel, da tradição natalina, que estamos acostumados, começou na Alemanha e se espalhou pelo mundo inteiro logo em seguida. Nos Estado Unidos, a personagem recebeu o nome de Santa Claus e no Brasil, de Papai Noel.

Entretanto, apesar de já ser representado dessa forma há muito tempo, o bom velhinho nem sempre teve as características de hoje.

Por exemplo, sua roupa, até o final do século XlX, não era vermelha, era marrom ou verde escuro. Inclusive, se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso post completo: Por que a roupa do Papai Noel é vermelha.

Tem mais: embora exista São Nicolau por trás de toda a trajetória do Noel, foi nos Estados Unidos, através dos escritos de um autor norte-americano, que as renas e o trenó apareceram e chegaram ao que temos agora.

Hoje em dia, é quase impossível pensar no natal sem se lembrar do Papai Noel. Ele se transformou em um dos maiores marcos natalinos e está presente nas decorações de diversas famílias.

Houve muita mudança do século IV até aqui. Mas o principal se manteve: o sentimento de empatia e amor que reinou no coração de São Nicolau e prevalece no coração do Noel, que sai com suas 9 renas e seu trenó, no dia 24 de dezembro, para levar alegria em forma de presentes para crianças do mundo todo.

Receba uma carta do Papai Noel neste natal!

receba cartinhas do elfi santa

O natal é mesmo uma época especial! E você, mamãe, já pensou em tornar a comemoração desse ano ainda mais significativa para o seu filho? Que tal fazê-lo receber uma carta do Papai Noel em casa?

No site do Elfi Santa é possível montar cartas e vídeos personalizados, com nomes e fotos, para surpreender as pessoas que você ama.

Imagina só a felicidade da criançada em ganhar um presente de natal junto de uma cartinha assinada pelo velhinho barbudo. Acesse agora e saiba como criá-la.

E aí, o que achou desse post? Para ler outras postagens com temas relacionados, é só continuar acompanhando nosso blog, toda semana publicamos um novo artigo repleto de curiosidades sobre os símbolos natalinos. 

Criar mensagem
Leve alegria
Este website utiliza Cookies. Mais›. O uso deste site constitui um acordo quanto ao registro ou uso. Para alterar as preferência de cookies, mude as configurações do seu navegador.
Inscreva-se para receber um desconto na Elfi
Endereço de e-mail incorreto
Ops! Seu endereço de e-mail já consta em nosso banco de dados.
Desculpe, ocorreu um erro.
Copie o resultado: 6 + 6
Newsletter Ao assinar, você concorda em receber nossa newsletter com ofertas de desconto.

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento – basta clicar no link em nossos e-mails ou remover a seleção nas suas configurações de conta. Ver nossa página de Termos & Condições para maiores informações.
Coloque este código no carrinho de compras para usar o desconto