Você está utilizando um navegado desatualizado. Atualize seu navegador para melhorar sua experiência.

Avançar para conteúdos

Cultura e tradição: saiba como é o Natal na França!

03.01.2020

O Natal é uma das festas mais esperadas do ano em muitos países e na França isso não é diferente. Os franceses aproveitam a data para reunir a família, decorar a casa e preparar diversos pratos típicos, assim como em outros lugares do mundo.

Ainda que o Natal seja comemorado na mesma data de países como Brasil e Polônia - em 25 de dezembro -, alguns costumes são muito particulares para os franceses. Neste post, a Elfi Santa trouxe algumas curiosidades sobre as tradições do Natal na França. Confira!

Como é o Natal na França?

O Natal não é comemorado da mesma forma em toda a França; cada região tem seu jeito de celebrar a data. As tradições são diferentes, mas todos têm o mesmo espírito natalino que já conhecemos tão bem: comemorar a vida e a união entre as pessoas.

A data de início e fim das celebrações é uma das características que varia de acordo com o local. Na Alsácia, localizada no nordeste da França, a festa começa 4 domingos antes do dia 25 de dezembro, durante o Advento. Nesse período, são acesas 4 velas - uma em cada domingo.

Esse ritual só termina no próximo ano, em 6 de janeiro, no Dia de Reis. No dia 6 de dezembro as crianças ganham pães, doces e frutas como presente de Saint Nicolas - o santo que inspirou o Papai Noel que conhecemos.

Leia mais: Tradições de Natal pelo mundo

Na região da Provença, no sudeste do país, o Dia de Santa Bárbara marca o início do Natal: 4 de dezembro. As festas têm seu fim no dia 2 de fevereiro com a festa de Chandeleur, quando os franceses celebram a chegada da primavera comendo crepes.

Alguns costumes pagãos e religiosos marcam o Natal francês. Uma lenda da Bretanha conta que, às doze badaladas da véspera de Natal, os monumentos de pedra conhecidos como menires se levantam do chão e são benzidos com água benta.

Na Bretanha, as famílias também decoram um pedaço de tronco de árvore com guirlandas, umidificam com água benta e sal e colocam para queimar na lareira de casa. Acredita-se que as cinzas geradas tenham propriedades medicinais, por isso são guardadas para proteger o local contra raios e animais peçonhentos.

Já na Borgonha, região central do país, a lenha é acesa e posicionada em frente às casas no dia 24 de dezembro, para manter a Virgem Maria aquecida antes do nascimento de Jesus.

Se você vai viajar para a França nessa época e não quer participar das comemorações tradicionais, pode aproveitar o frio para praticar atividades na neve, como o esqui nos Alpes Franceses. Há opções para todas as idades e níveis de dificuldade.

Leia mais: Como o Natal é comemorado em outros países

As comidas típicas do Natal francês

bûche de Noel

As famílias francesas costumam se reunir ao redor da mesa para celebrar o Natal, mas as refeições também variam de acordo com cada região. Na Alsácia, costuma-se servir biscoitos, bolo de amêndoas (chrischtstolle), brioches e pães com frutas (berewecke).

Na Borgonha, um verdadeiro banquete com comidas típicas é servido; são ovos poché com molho de vinho, fricassée e escargots. Na Bretanha, as refeições incluem os tradicionais crepes franceses e o famoso bûche de Noel, bolo em formato de tronco de árvore - para acompanhar a história do tronco queimado na lareira.

Na Provença, a quantidade faz toda a diferença: são servidos 7 pratos - que representam as dores de Maria durante o parto - com 13 pães como acompanhamento e 13 sobremesas. Os ingredientes podem variar, mas nenhum dos pratos leva carne vermelha.

Os mercados de Natal da França

Marchés de Noel

Não dá para falar de Natal na França e não mencionar os Marchés de Noel, os mercados natalinos famosos em toda a Europa. Na França, a atração surgiu na Alsácia e conquistou mais de 35 cidades em todo o país com produtos locais e artesanais que envolvem comidas típicas, itens de decoração e muito mais!

O Marché de Noel de Estrasburgo, a capital da Alsácia, é um dos mais tradicionais da região. O local abriga mais de 300 chalés com mercadorias típicas que atraem visitantes do mundo todo. Além dos artesanatos, comidas e bebidas, a decoração de Natal das charmosas casinhas chama a atenção de quem passa por ali.

O Natal na França é realmente encantador, não é mesmo? Se você ficou com vontade de viver toda a magia dessa época, saiba que a Elfi Santa tem o melhor presente de Natal do mundo para as crianças (inclusive a sua criança interior)! Visite nosso site e surpreenda quem você ama!

Criar mensagem
Leve alegria
Este website utiliza Cookies. Mais›. O uso deste site constitui um acordo quanto ao registro ou uso. Para alterar as preferência de cookies, mude as configurações do seu navegador.
Inscreva-se para receber um desconto na Elfi
Endereço de e-mail incorreto
Ops! Seu endereço de e-mail já consta em nosso banco de dados.
Desculpe, ocorreu um erro.
Copie o resultado: 1 + 9
Newsletter Ao assinar, você concorda em receber nossa newsletter com ofertas de desconto.

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento – basta clicar no link em nossos e-mails ou remover a seleção nas suas configurações de conta. Ver nossa página de Termos & Condições para maiores informações.
Coloque este código no carrinho de compras para usar o desconto