Você está utilizando um navegado desatualizado. Atualize seu navegador para melhorar sua experiência.

Avançar para conteúdos

Por que o Natal é só inverno?

16.06.2020

Agora você pode entender por que o Natal está cheio de elementos de inverno enquanto é verão no Brasil.

Vídeo do Papai Noel Carta do Papai Noel

Tudo que remete ao Natal está acompanhado de uma atmosfera de inverno. Só que no Brasil, o Natal se passa em pleno verão. Você sabe por que é assim?

Acontece que Papai Noel mora na Lapônia, que fica no polo Norte do planeta, e lá no hemisfério Norte, as estações do ano são opostas em relação ao hemisfério Sul, onde fica o Brasil. Ou seja, quando é inverno lá, aqui é verão e vice e versa.

Por isso que o imaginário Natalino é tão povoado de cenas que representam o inverno. Papai Noel, por exemplo, usa um trenó, meio de transporte típico de lugares com neve, puxado por Renas, animais encontrados nos ambientes mais gelados do Norte. Para sair por aí, Papai Noel precisa usar gorro para protegê-lo do frio na cabeça, bem como roupas bem quentinhas.

Outro símbolo do Natal, a Árvore de Natal, também tem sua origem por causa no frio. No outono,
estação do ano que precede o inverno, as árvores perdem suas folhas, pois elas precisam guardar energia para passar pelo inverno rigoroso. Elas ficam só com o tronco e galhos e irão ganhar novas folhas somente na primavera. Porém, a árvore do pinheiro mantém suas folhas verdes mesmo no inverno, ou seja, elas não perdem as folhas nunca, e por isso são tão celebradas, pois mantêm o colorido verde em uma paisagem dominada pelo branco da neve e marrom das árvores sem folhas.

E as luzes de Natal? Você sabia que elas também têm relação com o inverno do hemisfério Norte? Acontece que quanto mais Norte, menos sol se tem no inverno. Em alguns lugares, o sol se põe no meio da tarde, às 15h, podendo ser até sempre noite em outros cantos. Isto faz com que as luzes sejam essenciais para iluminação do ambiente e em datas comemorativas, como a do Natal, luzes coloridas deixam qualquer ambiente mais festivo. Por isso vê-se luzes coloridas, piscas-piscas etc. nas decorações natalinas.

Até mesmo o que comemos pode ter relação com o inverno! Como nesta estação é difícil encontrar frutas frescas por lá, já que está tudo congelado e as árvores nem folhas têm, as opções são as nozes, que são colhidas no outono, mas que duram na estação mais fria do ano. As frutas cristalizadas, presentes no panetone, por exemplo, são as frutas armazenadas em suas versões mais duradouras.

Agora você pode entender melhor porque alguns elementos de frio está presente em nosso Natal! Use sua criatividade e misture detalhes do inverno com os de nosso verão e faça um Natal em família pra lá de colorido e especial. Certamente Papai Noel vai gostar muito quando ele for entregar o presente em sua casa.

Criar mensagem
Leve alegria
Este website utiliza Cookies. Mais›. O uso deste site constitui um acordo quanto ao registro ou uso. Para alterar as preferência de cookies, mude as configurações do seu navegador.
Inscreva-se para receber um desconto na Elfi
Endereço de e-mail incorreto
Ops! Seu endereço de e-mail já consta em nosso banco de dados.
Desculpe, ocorreu um erro.
Copie o resultado: 7 + 7
Newsletter Ao assinar, você concorda em receber nossa newsletter com ofertas de desconto.

Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento – basta clicar no link em nossos e-mails ou remover a seleção nas suas configurações de conta. Ver nossa página de Termos & Condições para maiores informações.
Coloque este código no carrinho de compras para usar o desconto